Damas e madrinhas de Casamento de Vestido Branco. Gafe, tendência ou resgate?

7

Não é novidade que o uso do branco por madrinhas e convidadas é totalmente condenado. Mas será que isso está mudando? A etiqueta continua, mas vamos identificar onde e quando?

 

pippa-madrinha-de-branco

 

Um exemplo inspirador é o da irmã de Kate Middleton, Pippa Middleton, que usou branco para ser sua dama de honra. Uma curiosidade é que existe diferença entre dama e madrinha. Roubei um trecho de um post que acho totalmente esclarecedor:

Muita gente desconhece, mas há sim diferenças entre esses dois termos!

Diz a tradição da Idade Média que as damas de honra (bridesmaids ou demoiselle) eram as amigas da noiva que se vestiam de forma parecida e entravam antes dela no cortejo, com a intuito de confundir os espíritos maus e afastar qualquer energia negativa para longe da noiva. Geralmente são as amigas solteiras, já que estas não possuem nenhum laço afetivo mais duradouro.

As madrinhas vêm com os padrinhos, em casal, em sua maioria possuem um laço afetivo ou relacionamento sério há mais tempo. Estes casais são escolhidos a dedo e a quantidade vai conforme os noivos acharem mais apropriado, geralmente os números coincidem para os dos casais de  padrinhos do noivo e da noiva. ( Br Eventos)

 

kim-kardashian-casamento-madrinhas-damas-de-honra-de-branco

 

No primeiro casamento de Kim Kardashian, o branco também não foi exclusivo da noiva. Ela claramente optou por damas de honra (estavam todas com o mesmo modelo de vestido), que é o comum na cultura norte-americana. Mas Kim, como sempre causando, ainda permitiu (na verdade ela pediu) que as convidadas também usassem o branco.

casamento-kim-kardashian-convidada-de-branco-lindsey-lohan

 

Olha só Lindsay Lohan toda de branco. Ofuscaram a noiva? Acho que não. Os vestidos das damas era bem parecidos, mas a noiva sempre vai chamar mais atenção (ainda mais sendo a Kim kkk). Lindsay estava completamente diferente da noiva e não ofuscou também.

 

casamento-kim-kardashian

 

Pelo visto, Kim gosta mesmo dessa proposta de todo mundo de branco. Vai ver que dessa vez ela consegue espantar os maus espíritos e esse casamento dura, né?

Agora, e se for madrinha e não dama de honra? Pode? Quem sou eu para dizer que não, né? A maioria diz que não pode de forma alguma, que a etiqueta não permite. Realmente, se não for do consentimento da noiva, fica bem chato mesmo ir toda de branco. Mas, caso tenha esse consentimento (até mesmo sendo o pedido dela, às vezes), claro que pode! A noiva quem manda.

A etiqueta continua, não acho de bom tom você chegar parecida com a noiva sem que ela tenha permitido ou pedido. Mas se for da escolha dela, vá sem medo! E essa história de confundir a noiva? Me poupe. Tenho certeza de que todos os convidados a conhece e , se por acaso alguém não conhece, ela é aquela que vai dizer o sim no altar! hahaha

 

Mais fotos:

madrinhas-de-branco-2

 

madrinhas-de-branco

 

madrinhas-de-branco-3

 

Resumindo: o branco usado por damas ou madrinhas, hoje em dia, é considerado errado. Mas a proposta vem aparecendo com bastante frequência ultimamente. Não é exatamente uma novidade, mas um resgate a uma tradição antiga em que a noiva pedia que as damas usassem traje semelhante, e na mesma cor, para confundir os maus espíritos. Depois que Pippa Middleton e as damas de Kim Kardashian usaram branco, a incidência de damas e madrinhas usando a cor vem aumentando. Muitas noivinhas vêm abdicando a exclusividade da cor para retomar e reinventar essa tradição que, apesar de ser super antiga, acabou virando uma tendência bem atual.

Se espanta mesmo os maus espíritos a gente não sabe, mas não custa nada tentar!

E aí meninas? Gostam da ideia?

Beijos,

Aline.

 

P.S:  Também incluem-se as cores pérola, creme, gelo… Ou seja, tons que se aproximam do branco. Para simplificar, vamos deixar o apenas branco como exemplo no texto.

7 Comentários

  1. Aii! Amei o post. Eu gosto da ideia sim e achei o exemplos mara!!! Que vestidos lindos esses.Nosss

  2. Quanta historia… Em tempos modernos a tradição ganha nova roupagem… O importante mesmo é que todos se divirtam!!! Não é mesmo?! arrasou no post! Abraços Lindona!

Comments are closed.